VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

A escolha de um vinho para uma refeição é sempre feita de acordo com o prato servido. Já fazem parte do nosso senso comum as regras básicas que ditam que um prato de peixe deverá ser servido com um vinho branco, que os mariscos vão bem com os vinhos verdes ou com brancos acídulos, que as carnes se fazem acompanhar por vinhos tintos e que com as sobremesas dever-se-ão servir vinhos licorosos ou espumantes, mais ou menos doces.

 

Região Vitivinícola

O Alentejo é conhecido na produção de vinhos de marcada qualidade e tipicidade. Povoa-se de vastos vinhedos por extensas planícies sob o sol escaldante que ilumina e amadurece as uvas.

A Região Vitivinícola ALENTEJO, está subdividida em oito sub-regiões nas quais se produzem vinhos de qualidade com Denominação de Origem Controlada (DOC), que são devidamente certificados pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

O Concelho de Cuba insere-se na região vitivinícola da Vidigueira. As referências históricas sobre a vinha e o vinho nesta região são constantes e remontam aos princípios da nacionalidade, tal é a importância que esta cultura tem tido ao longo dos tempos na região.

 

Castas

No Concelho de Cuba existem vários tipos de castas, sendo que as castas tintas dominantes são a Alfrocheiro, Moreto, Periquita, Tinta Grossa e Trincadeira.

Os vinhos brancos provêm essencialmente das castas Antão Vaz, Manteúdo, Perrum, Rabo de Ovelha e Roupeiro.

 

PRODUTORES DE VINHOS E LICORES