VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Rota do Cante Tradicional Alentejano

O Cante Alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014, é umas das maiores manifestações culturais do Concelho de Cuba, razão pela qual é considerado a "Catedral do Cante".

Cantado em coro, por grupos de homens e de mulheres, e sem qualquer recurso a qualquer instrumento musical, o Cante Alentejano sempre aconteceu em contextos informais: nas tabernas, no campo ou em momentos de festa. As modas não obedecem a nenhuma formação específica e falam de sentimentos e do quotidiano, de ontem e de hoje. O Cante Alentejano, essa forma de cantar coletiva, triste e melancólica como os poetas, cuja cadência se espelha nos versos do poeta popular Manuel de Castro, espelham a alma deste povo a sul de Portugal.

Em Cuba, ainda é possível ouvir nas suas tabernas ao final do dia, e em momentos de lazer uma moda acompanhada dum copinho de vinho da talha e dum pêro (tradição local).

Solicite-nos uma visita guiada pelo mundo do Cante Alentejano.

A visita contempla uma visita ao património local relacionado com o cante, seguido de jantar num restaurante com gastronomia típica e de uma pequena experiência de cante num ensaio de um grupo coral, com a possibilidade de realizar oficina de cante.

Grupos Corais de Cuba:

- São Luís de Faro do Alentejo;

- Os Ceifeiros de Cuba;

- Bafos de Baco;

- Flores do Alentejo;

- Amigas do Campo;

- Raízes do Cante;