VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Concelho de Cuba

Região de Cuba
Clique no mapa para ver informação de cada àrea
Região de Cuba
Clique no mapa para ver informação de cada àrea
Cuba - Alentejo
Cuba
Vila Ruiva
Faro do Alentejo
Vila Alva
Albergaria dos Fusos
Vista de Mapa
Albergariados Fusos VilaRuiva Vila Alva Faro doAlentejo Alvito Beja Vidigueira BarragemAlbergaria dos Fusos Cuba Ferreirado Alentejo
Listagem
Cuba
Situada em peneplanície, com uma paisagem envolvente e vastos horizontes de montado, Cuba é rodeada de culturas de sequeiro, olival e, mais recentemente, também por culturas de regadio em virtude da construção do empreendimento de fins múltiplos do Alqueva. O seu casario mantém os seus quintais e hortas tradicionais.
 
Entre as várias teses para a origem do nome da vila, parece ser consensual aquela que defende a sua proveniência do árabe. A hipótese que recentemente tem adquirido mais força é a de que Cuba deriva de coba e significa pequena torre mas também existe a teoria de que o nome poderia provir de qubba, designação árabe para morabito ou eremitério, onde um eremita ou uma pequena comunidade religiosa se dedica à ascese, e que por vezes assumem, igualmente, um carácter militar. No final das suas vidas, os homens santos eram ali enterrados e esses locais adquiriam uma mística especial que atraía peregrinos, evoluindo por regra, depois da Reconquista, para ermidas ou capelas cristãs; em suma, são sítios que marcam a paisagem e os homens, cujo nome se propagaria longa e arreigadamente no tempo.

Existem, no entanto, outras opiniões em relação à origem do topónimo que afirmam ter este uma origem latina cuppa, designação para «reservatório de água», sendo uma referência à abundância de água de Cuba, ou ainda, a possibilidade de D. Sancho II,  ao conquistar a vila aos mouros, a terem denominado Cuba ao depararem com uma grande quantidade de Cubas de vinho. Esta última explicação, de cariz lendário, é de todas a menos verosímil.

A "Cuba", como é sempre referenciada pelos seus habitantes, ganhou estatuto de Vila em 1782 por Alvará Régio de D. Maria I. Surge então a Vila de Cuba com termo próprio, desmembrando-se assim do vasto concelho de Beja e passando para o novo concelho de Cuba as freguesias de Pedrogão, Marmelar, Selmes, e parte da freguesia de S. Matias.

 
Nessa altura Vila Alva, Vila Ruiva, Faro e Albergaria dos Fusos ainda constituíam concelhos independentes, situação que se manteve inalterável até 6 de Novembro de 1839, altura que os últimos quatro concelhos foram extintos, passando Vila de Frades e Vila Ruiva, Albergaria e Faro do Alentejo, para o de Cuba.
 
Esta situação manteve-se até 1854, altura em que é extinto o concelho de Vila de Frades e se reconstituem os concelhos de Cuba e da Vidigueira.
 
Atualmente pertence ao concelho de Cuba as seguintes aldeias: Vila Alva, Vila Ruiva, Albergaria e Faro do Alentejo, tal como a vila de Cuba.
 
Alguns historiadores defendem que aqui terá nascido o Almirante Cristóvão Colon, possivelmente filho ilegítimo de D. Fernando, Duque de Beja, e de Isabel Zarco. Da pré-história até aos nossos dias, Cuba encerra um vasto e rico património cultural, arquitetónico e histórico. É nas festas e romarias locais que se misturam as gentes e o tradicional cante e vinho de aroma requintado.
 
Aqui, os Sabores ainda são puros, trazendo à mesa o pão, os queijos, os enchidos e os pratos tradicionais.
 
Hoje, Cuba é uma terra em desenvolvimento, proporcionando aos seus habitantes uma boa qualidade de vida, o novo Aeroporto Internacional de Beja e o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva estão a mudar a face deste concelho, tornando-o numa terra de novas oportunidades!
 
Desta forma, o passeio que lhe propomos tem tantos encantos que em qualquer altura os poderá descobrir!