VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Museu Literário Casa Fialho de Almeida

Localizada bem no centro da vila de Cuba, a casa que no final do século XIX foi a residência de Fialho d’Almeida é agora um Museu Literário dedicado à vida e obra do autor.

A casa, conservada e adaptada com o intuito de devolver à memória coletiva o escritor e o seu importante contributo para a literatura portuguesa, apresenta-se agora como Museu Literário “Casa Fialho de Almeida”, assente em três espaços distintos. Naquela que era a área de habitação encontra-se o espaço museológico dedicado às várias esferas da vida pessoal e profissional de Fialho de Almeida, enquanto nos casões adjacentes à casa o foco vai para a ruralidade e para a etnografia, temas recorrentes na escrita do autor. Destaque-se, por exemplo, a existência de uma pequena adega no quintal, com a designação de “País das Uvas”, numa referência à obra de 1946 de Fialho de Almeida.

A par destas áreas, a “Casa Fialho de Almeida” tem ainda um espaço reservado para a residência temporária de artistas, que ali queiram permanecer e desenvolver as suas obras.

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias 

09.30H às 12.30H e das 14.00H às 18.00H
 
Preços:
  • Adultos: 2 euros
  • 7 a 18 anos: 1 euro
  • 65 anos: 1 euro
  • Moradores: gratuito

Acessibilidades especiais: O Centro possui infra-estruturas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Atividades/serviços: Guia disponível para explicações e visitas guiadas.
Museu Literário Casa Fialho de Almeida Museu Literário Casa Fialho de Almeida
284419903
geral@cm-cuba.pt