VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Ermida de Nossa Senhora da Represa

Localização: Estrada Cuba – Vila Ruiva, A 2 Km. da povoação situa-se a branca e pitoresca Ermida de S. Caetano embora conhecida por N. Senhora da Represa.

Principais Características:

Esta pequena Ermida foi alvo de grandes peregrinações devido à fama de milagres atribuídos à intercessão do Santo Caetano.

Segundo a tradição popular foi o Santo que trouxe a sua própria imagem para a velha ermida de Nossa Senhora da Represa.

Conta a história que apareceu pelos lados da Ermida um peregrino a pediu abrigo à ermitoa, no entanto, esta negou-lhe abrigo e ao que este lhe disse apenas que venerasse um painel de S. Caetano que ele deixara na ermida, pois era muito milagroso. A mulher encontrou de facto uma imagem de S. Caetano na ermida e arrependida por não lhe ter dado abrigo, saiu a procurá-lo mas já não o encontrou em parte alguma. À mesma hora na Igreja Matriz de Vila Ruiva, o Prior que se encontrava a rezar avistou um peregrino e quando este se voltou para o cumprimentar, não conseguiu encontrá-lo.

Pouco tempo depois, o painel com a imagem do Santo começou a fazer prodígios. Chegou-se à conclusão que terá sido o próprio S. Caetano que ali tinha deixado a sua imagem para que o povo a venerasse.

Os milagres sucederam-se, e os peregrinos começaram a vir à Igreja, deixando então grandes somas de esmolas. A velha ermida foi então derrubada e no seu lugar construída uma nova igreja, para venerar Nossa Senhora da Represa e S. Caetano, durante o séc. XVI.

A Ermida apresenta um muro exterior com um adro em ladrilho alentejano, duas casas de ermitões com uma chaminé tipicamente alentejana. A entrada é feita por dois portões de ferro e ai se encontra um cruzeiro de pedra com caveiras e tíbias esculpidas na base.

A igreja em si tem duas partes distintas, o alpendre que data do séc. XVII e o templo do séc. XV. A fachada tem um portal e janela gradeada e um pequeno campanário. A igreja é de uma só nave, tem telhado de duas águas sobre a nave e cabeceira.

Apresenta uma planta rectangular, paredes laterais e arco do triunfo cobertas por azulejos policromados do séc. XVII. A abóbada é de arestas vivas, com manifestações renascentistas, e é totalmente pintada com motivos florais e geométricos.

A pintura data de 1679, por Lourenço Nunes Varela, data em que sofreu alguns restauros. O arco do triunfo separa a nave do Altar-Mor.

A abóbada estrelada assenta em mísulas, as paredes são totalmente revestidas de azulejos da mesma época, do tipo aves e ramagens. O retábulo de talha a gosto maneirista com quatro colunas coríntias e com três nichos que estão vazios. As imagens encontram-se fora da ermida, questões de segurança.

A maior parte delas estão na Igreja Matriz de Vila Ruiva, uma vez que a ermida já foi alvo de vários assaltos. A sacristia situa-se a noroeste com uma janela gradeada e com abóbada de berço, lavabo de pedra e arcaz de madeira.

Imóvel de grande interesse público, continua a ser hoje ainda alvo de uma grande romaria que se realiza todas as segundas-feiras de Pascoela, com a Romaria em Honra N Sra da Represa. É uma festa religiosa e popular.

Outrora a procissão ia de Vila Ruiva até à Ermida de Nossa Senhora da Represa e voltava, hoje em dia a procissão realiza-se apenas entre a ermida e o ramal, Vila Ruiva – Vila Alva – Cuba, voltando novamente à Ermida, e por fim toda a população festeja à sua volta com um lanche previamente preparado à base de borrego, pão, queijos, enchidos, e outros petiscos onde não poderia faltar o saboroso vinho da região.

Horário de funcionamento/visitas:

As visitas são sempre guiadas e estão sujeitas a marcação prévia, através do email turismo@cm-cuba.pt ou do telefone 284 419 903.

 

Ermida de Nossa Senhora da Represa Ermida de Nossa Senhora da Represa
284 419 903
turismo@cm-cuba.pt