VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação

Classificado como imóvel de Interesse Público, a Igreja Matriz de Vila Ruiva poderá ter sido construída a partir de 1523, por Tomás Fernandes, natural da localidade, e mestre-de-obras de Afonso de Albuquerque, tendo trabalhado nas obras de fortalezas na Índia. O conjunto arquitectónico, em estilo manuelino, possui o seu próprio interesse, mas merecem destaque particular os frescos que decoram o seu interior, pela importância e qualidade que possuem.

Na fachada salienta-se um impressionante torreão cilíndrico, coberto por cúpula entre quatro pináculos cantonais. O portal é em singelo arco quebrado, de ressonâncias góticas.

O interior, de nave única, é coberto por abóbadas estreladas, com fechos e mísulas esculpidas com motivos heráldicos e mascarões manuelinos. Nas paredes encontram-se diversas pinturas murais de campanhas diversas, dos séculos XVI, XVII, e XVIIIe a belíssima imagem de Nossa Senhora da Represa, padroeira da ermida com o mesmo nome, mas aqui recolhida, em pedra policromada, que data possivelmente de finais do século XV ou início do XVI. O retábulo do altar-mor é em estilo rococó.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação é um verdadeiro tesouro da pintura mural a fresco à espera de ser descoberto.

Horário de funcionamento/visitas:

As visitas são sempre guiadas e estão sujeitas a marcação prévia, através do email turismo@cm-cuba.pt ou do telefone 284 419 903.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação
284 419 903
turismo@cm-cuba.pt