VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Igreja Matriz de S. Vicente

Classificado como Imóvel de Interesse Público (Decreto n.º 28/82 de 26 de fevereiro)Desconhecendo-se a data da sua construção esta presume-se entre os séculos XVI e XVIII, período em que teve várias campanhas de obras. Porém, já em documentos do século XIII há referências à «Capela de S. Vicente de Cuba», que poderá ter sido uma pequena edificação cuja ampliação posterior deu origem à atual igreja de invocação de S. Vicente. No interior destacam-se os azulejos polícromos seiscentistas, ostentando no altar-mor um painel frontal de azulejos da mesma época do tipo aves e ramagens que Santos Simões considerou como um dos mais belos do país. A cabeceira da igreja é formada por cinco altares de talha dourada dos séculos XVII-XVIII podendo descortinar-se neles influências que vão desde o maneirismo tardio até às várias idades do barroco.
 
Coleções principais:Peças de arqueologia, pintura, estatuária, ourivesaria, têxtil e artes decorativas.  

Peças que o visitante não pode deixar de ver:Na igreja temos os painéis de azulejaria, e no Tesouro a tábua quinhentista.  

Horário de funcionamento/visitas: As visitas são sempre guiadas e estão sujeitas a marcação prévia, através do email turismo@cm-cuba.pt ou do telefone 284 419 903.

Igreja Matriz de S. Vicente Igreja Matriz de S. Vicente
284 419 903
turismo@cm-cuba.pt