VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Herdade do Rocim

Na Herdade do Rocim, respeita-se, desde o princípio a expressão do nosso terroir.
A Herdade do Rocim  possui  70 hectares de vinha, 53 hectares de castas tintas e 17 hectares de castas brancas, encontra-se já com uma área certificada de produção biológica e com uma área significativa em processo de conversão para produção biológica.
Dos 70 hectares (ha) de vinhas, 20 ha são de vinhas velhas, plantadas em solos arenosos, sendo 60% de castas tintas, com um predomínio da Aragonez, Trincadeira, Moreto e Tinta Grossa e os restantes 40% de castas brancas, na sua grande maioria Antão Vaz, mas também Rabo de Ovelha, Perrum, Roupeiro e Manteúdo.
Entre os anos 2001 e 2004 foram plantados cerca de 20 ha de vinha, na sua maioria de Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, plantadas em solos franco-argilosos mas também a Touriga Nacional e Syrah plantadas em solos arenosos.
Em 2006 plantaram-se sete ha de castas brancas em solos arenosos, sobretudo de Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Alvarinho.
Entre os anos de 2009 e 2011, foram plantados 23 ha de vinha, dois ha de castas brancas, Viosinho e Arinto, em solos maioritariamente arenosos, e os restantes 21 ha de castas tintas com forte predomínio da casta Alicante Bouschet, plantada tanto em solos franco-argilosos como em solos arenosos e também alguma área de Tannat e Petit Verdot, plantados em solos franco-argilosos.
Na enologia da Herdade do Rocim, todos os processos de transformação da uva em vinho, visam o respeito máximo pelo nosso terroir. Nos nossos vinhos, monovarietais ou field blends, usamos apenas leveduras selvagens. Com intervenção mínima, e respeitando sempre os princípios da sustentabilidade, a enologia é a designada de mínima intervenção e visa essencialmente reflectir o nosso terroir dentro de cada garrafa produzida.
No estágio dos nossos vinhos usamos barricas de maior dimensão, ânforas de terracota e de cimento. O uso criterioso de madeira nova vai no mesmo sentido de preservar a fruta e o terroir.
Na Herdade do Rocim respeitamos, desde o inicio, a vocação natural do terroir da região, produzindo vinhos frescos, elegantes e minerais.

HORÁRIO DA LOJA:
Aberto de segunda a sábado das 11h00 às 19h30. Encerra ao domingo.

CONTACTOS:
Estrada Nacional 387 Apartado 64, 7940-909 Cuba (gps 38º 11’ 50.0”N 7º 51’18.6”W)
Tlf.: (+351) 284 415 180
Fax: (+351) 284 415 188
Email: herdadedorocim@herdadedorocim.com