VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Antiga Casa da Câmara – Edifício da Junta de Freguesia de Vila Ruiva

Antigo edifício caiado de branco onde estão instalado hoje os serviços da Junta de Freguesia de Vila Ruiva.

No piso térreo encontram-se dois portais vulgares de madeira e uma janela gradeada, possivelmente da antiga cadeia que aqui terá funcionado. Talvez seja por isso, que para se entrar na Junta se tenha que descer dois degraus.

No piso superior, encontramos três janelas com grades de ferro forjado e com caixilharia de vidro. Na plantibanda do edifício, um campanário, com frontão triangular e olhal de volta perfeita com sino.

Nos degraus de acesso às portas vêem-se algumas pedras pertencentes ao antigo pelourinho da Vila, classificado com Monumento Nacional, hoje totalmente destruído.

 

Esta zona foi em tempos remotos habitada, presume-se, que desde a época romana, devido aos diversos achados de moedas da época do imperador Constantino.

As ruínas encontradas neste monte, julga-se que terão pertencido a um presumível castelo, hoje desaparecido, e o qual terá sido o berço da vila de Cuba e até do concelho, embora existam outras opiniões .

O certo é que ao longo dos anos ali se foram encontrando vestígios do povoamento romano, desde cerâmicas a mosaicos, túmulos e ossadas.

 
Pensa-se que por outro lado, os pavimentos e as paredes tenham pertencido às ruínas de uma “villa” rústica ou de um “vicus” fortificado que dominaria a vasta região agrícola.

Hoje pouco se vê dos muros ainda existentes, pois está tudo coberto pelo mato e profundamente remexido.

Anos mais tarde o Serviço Nacional de Arqueologia do Sul trouxe à superfície uma necrópole da villa e parte de um telhado.

Foram encontrados cerâmica comum e alguns objectos de metal, tal como esqueletos.
Antiga Casa da Câmara – Edifício da Junta de Freguesia de Vila Ruiva Antiga Casa da Câmara – Edifício da Junta de Freguesia de Vila Ruiva