VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Igreja de Nossa Senhora do Outeiro de Albergaria dos Fusos

A Igreja da Nossa Senhora do Outeiro é o único templo do século XX do concelho, uma conceção perfeita do novo com o antigo. Localiza-se no interior de Albergaria dos Fusos, num largo com casario de traça tradicional a envolver, lugar alto e dominante. O Templo tem traça arquitetónica modernista e inovadora. O Projecto dos arquitectos Victor Figueiredo e Jorge Filipe Pinto de 1990-1991. De formas geométricas simples - o círculo, o quadrado, e ângulos retos. O átrio dá acesso ao templo e é desnivelado com degraus, que acentua a horizontalidade da construção.

Num dos extremos tem um cruzeiro em pedra. A fachada da capela tem formas lineares, com pórtico ritmado por colunas. Porta larga, retângular, ladeada por pedra cinzenta.O Templo de planta quadrada e encimada por uma abóbada com zimbório que domina toda a conceção dos espaços. Em lugar de destaque um Cristo na cruz, ladeado pelas imagens de Nossa Senhora do Outeiro e Nossa Senhora de Fátima. Este templo é o edifício mais significativo de Albergaria dos Fusos e é motivo de interesse e curiosidade de inúmeros visitantes.

Horário de funcionamento/visitas:As visitas são sempre guiadas e estão sujeitas a marcação prévia, através do email turismo@cm-cuba.pt ou do telefone 284 419 903.

Igreja de Nossa Senhora do Outeiro de Albergaria dos Fusos Igreja de Nossa Senhora do Outeiro de Albergaria dos Fusos
284 419 903
turismo@cm-cuba.pt