VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Igreja da Misericórdia de Vila Ruiva

Terá sido construída entre o ano da fundação da Confraria da Misericórdia de Vila Ruiva (1571) e o ano de 1576. Do conjunto destaca-se a igreja, e casas anexas, onde funcionou um hospital que albergava peregrinos e doentes. Deve ter sido bastante rica, o que se depreende da consulta dos seus livros de contas, onde avultadas verbas são destinadas a entalhadores, pintores e marcenários. 

Contudo, do templo quinhentista pouco ficou, pois sofreu obras de restauro em 1732 que alterou a sua traça. Esteve abandonada e foi restaurada em 1986, servindo hoje como casa mortuária da vila.

O interior desprovido de ornamentação tem planta retangular e capela-mor quadrangular, e é coberta por abóbada de berço com penetrações laterais assentes em mísulas.

Na parede lateral norte existe um púlpito de madeira, e um arco do triunfo redondo que antecede a capela-mor. Estas paredes laterais apresentam pinturas a frescos seiscentistas. Do lado do evangelho um Lava-Pés e do lado da epistola uma Ceia.

Ainda na capela-mor os restos no lambrim de azulejos seiscentistas policromos, obra do mestre da misericórdia.

Horário de funcionamento/visitas:

As visitas são sempre guiadas e estão sujeitas a marcação prévia, através do email turismo@cm-cuba.pt ou do telefone 284 419 903.

Igreja da Misericórdia de Vila Ruiva Igreja da Misericórdia de Vila Ruiva
284 419 903
turismo@cm-cuba.pt