VisitCuba - Portal de Turismo de Cuba

go to content

Capela do Senhor dos Passos

Principais Características:

À direita de quem desce da Praça da República para a rua da Misericórdia, toda pintada de branco, pode ler-se a data na sua porta de 1758. A empena alteada, cunhada por pilastras grosseiras – Porta adintelada e cornijada no 1 piso e grande janela emoldurada no segundo piso.

Capela de uma só nave, planta rectangular, abobada de berço com penetrações laterais, púlpito de mármore e uma pequena porta que leva á Igreja da Misericórdia.A capela-mor, com arco do triunfo de volta perfeita. Abobada saliente á nave. O altar tem nicho envidraçado e arco de volta perfeita com pilastras emolduradas. Pinturas alusivas á Paixão . São sete telas duplas, pintadas a óleo todas do mesmo tamanho.

- Beijo de Judas e Prisão de Cristo- Flagelação- Ecce Hommo- Pilatos apresenta Cristo ao Povo.- Cicerneu ajuda Cristo a carregar a cruz- Pietá- Cristo no regaço de sua mãe

Por detrás de outras com anjos com os símbolos do Martírio.Existe mais 4 pinturas a óleo com cenas da Paixão e que servem para a Procissão dos Passos.A meio da nave a imagem do Senhor dos Passos – setecentista.A meio da nave encontramos o andor e a imagem do Senhor Morto, setecentista que dantes ocupava o lugar de destaque no nicho do altar.Ambas as igrejas merecem uma visita.

Observação: Colecção de arte sacra e arqueologia, com peças do período pré-histórico, romano e medieval. 

Horário de funcionamento/visitas:As visitas são sempre guiadas e estão sujeitas a marcação prévia, através do email turismo@cm-cuba.pt ou do telefone 284 419 903.

Capela do Senhor dos Passos Capela do Senhor dos Passos
284 419 903
turismo@cm-cuba.pt